8.3.10

13º SEMINÁRIO - Módulos 13 - Equipamentos Hidráulicos e Sanitários/Produção e Industrialização de Alimentos.

As Aulas presenciais referente ao presente módulo ocorreram nos dias 03, 04, 05 e 06 de maio de 2010, no dia 22 de maio aconteceu o Seminário de encerramento dos Módulos de número 13. Tivemos a oportunidade de passar o dia na cidade de Rondonópolis onde todos os cursistas do profuncionário Dom Aquino tiveram a oportunidade de se interagir e trocar informações e idéias. Dentre as apresentações e demais palestras, tivemos a Palestra referente ao módulo de Meio Ambiente e Infra-estrutura do espaço escolar – Equipamentos hidráulicos e sanitários onde o Engenheiro Civil Alessandro Rodrigues Viana discorreu sobre os temas abaixo: Água – Fundamental para a vida humana usos: CONSUMO HUMANO, ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE, HIGIENE, AGRICULTURA, GERAÇÃO DE ENERGIA. QUASE TODAS AS CIDADES SÃO FUNDADAS JUNTO AO MAR, RIOS E LAGOS. - 88 % DA ÁGUA DOCE É UTILIZADA NA AGRICULTURA, 7 % NA INDÚSTRIA E 5 % NO COMÉRCIO E PARA O CONSUMO HUMANO.
UMA PESSOA NECESSITA DE UM MÍNIMO DE 50 LITROS DE ÁGUA POR DIA E VIVE CONFORTAVELMENTE COM 200 LITROS. A ÁGUA DO PLANETA ESTARIA ACABANDO? MITO, A ÁGUA É UM RECURSO INFINITAMENTE RENOVÁVEL, O PROBLEMA É A POLUIÇÃO DA ÁGUA. O HOMEM MODERNO TEM PREJUDICADO ESTE RECURSO NATURAL ESSENCIAL A SUA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA ATRAVÉS DO DESPERDÍCIO, DA POLUIÇÃO DOS RIOS, LAGOS E LENÇÓIS FREÁTICOS;
60 % DAS DOENÇAS CONHECIDAS ESTÃO RELACIONADAS DE ALGUMA FORMA A PROBLEMAS COM A ÁGUA. OUTRO PROBLEMA CRÔNICO É A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA, ENQUANTO REGIÕES POSSUEM ABUNDÂNCIA DESSE RECURSO, OUTRAS QUASE QUE NÃO POSSUEM.
Houve também a palestra com a, Professora Formadora: Michele Cristina (Licenciada em Química) sobre Laboratório de Ciências onde pudemos observar os seguintes conteúdos: A importância dos Laboratórios, Ácido clorídrico Corrosivo: provoca queimaduras na pele. Comercializado com o nome de ácido muriático: é usado para limpeza de pisos. 0,02 mol/L. Ácido nítrico Corrosivo: provoca queimaduras na pele, produzindo manchas amarelas. Produto de venda controlada: pode ser usado na fabricação de explosivos. 0,3 mols/l. O evento trouxe ainda a palestra sobre Técnicas de Redação e Arquivo com a Professora Cristiane Rojas Cespedes que pôde falar de forma muito clara sobre as VARIEDADES LINGUÍSTICAS COMPETÊNCIA COMUNICATIVA GÊNEROS TEXTUAIS DOCUMENTOS FUNÇÃO SOCIAL: ARQUIVO Transferência de documentos: Métodos de arquivamento: ÉTICA ÉTICO OU MORAL? Tivemos ainda uma palestra sobre Informática Aplicada à Educação, com o Professor Formador em Tecnologia Educacional Rafael Leandro falando sobre o uso do computador na escola como recurso pedagógico, O uso da internet na educação, Atribuições Gerais do Técnico do Laboratório de Informática Educativa, Manutenção e Limpeza do Laboratório de Informática. Por fim, com o tema Produção e industrialização de alimentos, Zuleika Oliveira Borges, Técnica em alimentação escolar enfatizou de forma objetivo-prática os tópicos abaixo: Evolução da população; Da geopolítica da fome ao celeiro do mundo; Brasil auto-suficiente na produção de alimentos; Dados da produção, industrialização e distribuição de alimentos em 2000; Comercialização no ataco e no varejo; Produção familiar e escolar: hortas e pomares. Foi uma experiência muito gratificante que além do seminário pudemos também considerar como PPS. Os comentários de 100% de nossos cursistas que estiveram presentes foram positivos e com certeza essa foi mais uma oportunidade de crescimento profissional e interação pessoal.


































3 comentários:

  1. Intreressante!
    Gostaria de saber como funciona o polo de vocês. Os cursistas de todos os quatro cursos assistem a todas as palestras? Vocês trabalham sempre com seminários ou tem aulas tambem? E a apresentação dos trabalhos extra-classe, como fica?
    Agradeço quaisquer esclarecimentos.
    marta.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marta! Sim, todos assistem as APs, mas os Seminários são separados. Temos demandas em duas áreas de formação: Infra e Alimentação. Trabalhamos de forma dinâmica e com atividades intra e extra-classe.
    Abraço!
    Mário

    ResponderExcluir
  3. OLA BOA TARDE.

    Estou precisando do planejamento e dos Slides da DISCIPLINA: EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SÁNITARIO.

    Se vocês puderem fornecer ficarei muito grato

    Att
    Elenilton
    e-mail : elenilton@superig.com.br

    ResponderExcluir