23.2.10

1.º SEMINÁRIO - Módulo I - Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

Os encontros presenciais do Módulo I: "Funcionários de Escolas" do autor João Antônio Cabral Monlevade aconteceram nos dias 1, 2, 3 e 15/04/2009 que foram dias intensos de estudos, diálogos, debates e apresentação das pesquisas presenciais e via on-line.
Devido os kits dos módulos chegaram um pouco atrasados e em dias alternados, através da auto-avaliação pude acompanhar a ansiedade e a preocupação de cada cursista em realizar as atividades previstas de cada unidade modular. No registro do 1.º memoria muitos apresentaram dificuldades quanto às pesquisas de campo em tão pouco tempo e há uma preocupação que deverá ser sanada, pois muitos dos apresentaram resistência principalmente quanto às pesquisas na web.
O seminário do módulo 1 (um) foi realizado no dia 17/04/2009 onde tivemos a oportunidade de apreciar e acompanhar a conclusão dos estudos das aulas a distância e das aulas presenciais com a participação das educadoras da Faculdade/EDUVALE/jaciara/MT: Suely de Oliveira Souza, Pedagoga, especialista em história e Teoria da História e Mestranda em Psicologia do Ensino e Aprendizagem; Marlene Nunes Martins, Pedagoga e especialista em Psicopedagogia; e Terezinha Félix Silva Cruz de Deus, Pedagoga e Especialista em Alfabetização, como também, Patrícia Arruda da Silva, Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e mestranda em Psicologia do Ensino e Aprendizagem. Elas enfocaram com muita precisão sobre os principais elementos que compõem os processos de ensinar e aprender, a valorização e a importância de todos os profissionais envolvidos nesse processo.

  • Objetivo - Proporcionar aos cursistas a ampliação de seus conhecimentos sobre estrutura e a operação da educação escolar básica no Brasil, nas redes federal, estaduais e municipais, para desenvolver seu novo papel como cidadãos, educadores, profissionais e gestores das escolas e dos órgãos dos sistemas de ensino.














Um comentário: