23.2.10

2.º SEMINÁRIO - Módulo 2 - Educadores e Educandos: tempos históricos


Nos encontros presenciais dias 06, 07, 13 e 14/05/2009 as atividades realizadas do 2.º módulo "Educadores e educandos: tempos históricos" da autora Mara Abadia da Silva, possibilitou aos cursistas a aquisição e a compreensão de mais conhecimentos históricos e de interpretação da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradições, de diversidade étnico-cultural.
Surgiram várias discussões voltadas aos assuntos de cada unidade explorada como também, críticas construtivas e sugestivas que poderão possibilitar e beneficiar uma interação melhor dos profissionais com a escola, onde os mesmos estão inseridos e dar contribuições que possam subsidiar o processo de aprendizagem dos nossos alunos.
Dia 15 de maio de 2009 foi realizado o 2.º seminário correspondente ao módulo 2 (dois). Neste, tivemos o privilégio de concluir os estudos com a participação da professora Argemira da Silva presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (SINTEP), palestrante sobre a criação, lutas, conquistas e desafios dos trabalhadores da educação em nosso Estado e em nosso Município. Também tivemos a participação do professor Cláudio Adriano do Amarante que concluiu o módulo em estudo enfocando a trajetória da educação no Brasil até os dias atuais. No encerramento de suas atividades aplicou uma dinâmica sobre a importância da interação dos profissionais na escola para uma gestão democrática ativa. Vale ressaltar a palestra realizada pelas conselheiras Dionai Pereira Bueno de Souza e Maria Aparecida da Silva Ferreira. Ficou esclarecido tanto para os profissionais como para os alunos das escolas sobre a importância e o objetivo do Conselho Tutelar e quando solicitado, sua atuação é de suma importância perante a sociedade.
Quanto à conclusão deste módulo, compreendemos que as formas de organização da escola e da educação vêm sendo analisadas por séculos tendo uma ressignficação com olhares reflexivos havendo assim, possibilidades de ver e transformar o setor educacional através da participação e parcerias de todos os envolvidos.

  • Objetivo

    Possibilitar ao cursista, funcionários de escola, a aquisição de conhecimen­tos históricos e de interpretações da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradições, de diversidade étnico-cultural. Espera-se que o cursista compreenda a educação e a escola como parte da cultura de um povo, num determinado tempo e espaço. E, além disso, que a história é construída por homens e mulheres em movimentos constantes de transformação, de rupturas ou de continui­dades.




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