23.2.10

6.º SEMINÁRIO - Módulo 6 - Gestão da Educação Escolar.


Foram realizadas aulas presenciais nos dias 11,12,17 e 18/11/2009 referente ao módulo 6 "Gestão da Educação Escolar". O qual tem como autor Luiz Fernandes Dourado. Houve uma preocupação antecipada muito boa. Isso foi percebido nas aulas presencais. Continuamos o trabalho em grupo. Dividimos a sala em grupos, e os mesmos responderam as questões relacionadas ao referido módulo. A participação dos cursistas foi a contento. As questões apresentadas pelo tutor foram colocadas à disposição dos cursistas por meio da plataforma. Conseguimos de forma crítica e problematizadora abranger os seguintes conteúdos: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; a reforma do estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação.
Concluímos os trabalhos referente a esse módulo com o seminário que ocorreu no dia 19/11/2009 e que contou com a presença da professora Especialista Onelice Aparecida de Almeida Silva, Pedagoga com Pós-graduação em Gestão Escolar, a qual fechou o módulo falando sobre a importância da contribuição dos profissionais da educação 9docentes e não docentes na contribuição para a construção e efetivação da gestão democrática e participativa.
  • Objetivo

    Apresentar ao cursista construções teóricas sobre aspectos do
    desenvolvimento psicológico que permitam uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania. Outra questão importante que será apresentada é como refletir sobre o papel da escola na formação do sujeito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário