Os encontros presenciais dos dias 03, 05, 17 e 18/06/2009 foram muito proveitosos onde cursistas exploraram as atividades do 3.º módulo "Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica" do autor Dante Diniz Bessa, assunto abordado com muita reflexão com o objetivo de fazer com os cursistas viessem a adquirir mais conhecimentos, como também podererem apropriar e criar condições teórico-práticas com as quais problematizar, investigar e critigar a participação na escola, com vistas à construção de identidade de educador profissional.
Neste percurso aconteceram muitas discussões e esclarecimentos sobre vários subtemas envolvidos, como: Devir Humano, Linguagem, práticas culturais e educação, Trabalho, práticas culturais e educação, Valores, práticas culturais e educação, e Práticas culturais na escola e cidadania. Houve apresentações de trabalhos discorridos sobre o que, onde, como e quem ensinar. Os gurpos de estudos sobresairam muito bem em todas as apresentações.
O 3.º seminário aconteceu dia 19 de junho de 2009 com o palestrante Mário Alves dos Santos, professor Psicopedagogo Clínico e Institucional da REde Pública Municipal de Ensino que esclareceu muitos assuntos do módulo em estudo tirando dúvidas de muitos cursistas e em seu discurso deixou um pensamento em destaque e que vale ressaltar: "Nós profissionais inseridos no processo educativo, sentimos a necessidade de estar sempre revendo nossas ações para superar desafios do cotidiano" e outro também muito significativo: "Quando todos se respeitam e são conscientes do seu papel, não há abuso hierárquico." Assim, os cursistas puderam refletir e puderam repensar sobre as atividades que desenvolvem no seu dia a dia com mais atenção e dinamismo.
- Objetivo
Apropriar e criar condições teórico-práticas com as quais problematizar, investigar e
criticar a participação na escola, com vistas à construção da identidade de educador profissional.
Gostei muito de ter dado essa palestra. Mário Alves.
ResponderExcluir